
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) iniciou, nesta quinta-feira (19), a vacinação contra a dengue voltada a profissionais de saúde da rede pública. Nesta primeira etapa, a estratégia contempla trabalhadores com maior risco de exposição ao vírus, como agentes de Vigilância Ambiental (Avas), responsáveis pelo combate aos focos do mosquito Aedes aegypti, e equipes que atuam diretamente no atendimento à população, incluindo Consultório na Rua (eCR) e Saúde da Família (eSF).
A medida foi viabilizada após a chegada de novas doses produzidas pelo Instituto Butantan e integra uma estratégia de proteção coletiva voltada à manutenção da capacidade de resposta dos serviços públicos de saúde. Segundo o coordenador da Atenção Primária da SES-DF, Afonso Abreu, a vacinação contribui para reduzir o afastamento de profissionais e garantir a continuidade do atendimento à população. “Essa é uma medida estratégica de proteção coletiva, que contribui para reduzir afastamentos, garantir a continuidade dos serviços e assegurar assistência qualificada à população do DF”, afirma.
As salas de vacinação estão abastecidas para atender tanto os profissionais elegíveis das unidades quanto os agentes de Vigilância Ambiental vinculados aos Núcleos de Vigilância Ambiental das respectivas regiões. A gerente da Rede de Frio da SES-DF, Tereza Luiza Pereira, destaca que a imunização dos trabalhadores fortalece todo o sistema público. “Ao vacinar quem está na linha de frente, zelamos também pelos usuários do sistema, pois ampliamos a capacidade de resposta dos serviços de saúde”, explica.
Além dos profissionais de saúde, a vacinação contra a dengue permanece disponível para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, público prioritário definido pelo Ministério da Saúde.
Por fim, entre os trabalhadores contemplados, a iniciativa é vista como uma forma de ampliar a segurança durante o exercício profissional A enfermeira Larissa Andrade, da Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 do Núcleo Bandeirante, ressalta a importância da imunização para o atendimento. “Para mim, é muito importante ficar protegida. Assim, evito ficar doente e posso cuidar melhor dos pacientes”, afirma. A técnica de enfermagem Rosiane Correa, integrante da equipe de Consultório na Rua, também destaca o impacto da medida. “Essa vacina me dá a segurança necessária para fazer os atendimentos”, acrescenta.
Source link
https://chumbogrossodf.com.br/ses-df-inicia-vacinacao-contra-dengue-para-profissionais-de-saude-do-distrito-federal/?fsp_sid=259615

0 Comentários